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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Gamificação não é joguinho. É inovação para sua marca.

Texto para o www.amomarketing.com

        Depois de ter participado do evento Conexões Digitais (RJ) pude conhecer um pouco sobre o assunto com alguns dos melhores profissionais do mercado e compreender que gamificação não é joguinho. Gamificação é mais que isso. Segundo, Thiago Fontes (@thiagofontes), CEO do Kioos (primeira consultoria e plataforma de gamificação do Brasil), existe uma diferença entre gamificação e jogos. 
        E o que é gamificação? É o uso de técnicas de design de jogos, onde mecânicas de jogos são utilizadas para resolver “problemas” e envolver o público. Normalmente a gamificação aplica-se a processos, a fim de engajar pessoas em algum propósito, causa ou até mesmo defender uma marca.
           Usando tecnologias mais atrativas , seja em um anúncio de revista, sites, vídeos ou de interação com o público, ela é capaz de incentivar os usuários, motivar as pessoas e influenciar psicologicamente. As técnicas podem encorajar as pessoas a realizarem tarefas que normalmente consideram chatas, como preencher formulários e pesquisas. Um case que fez muito sucesso foi do site de busca Bing que lançou um desafio com o rapper Jay-Z para o lançamento de sua biografia. Durante uma semana, páginas foram espalhadas por várias cidades dos EUA. As pessoas fotografavam o local e postavam no site: http://bing.decodejayz.com/fbid=TYRDtJVBz06&wom=false .
       Essa ação fez com que o navegador Bing ultrapassasse o Google. Saiba detalhes sobre o case assistindo o vídeo.


         Outros vídeos com gamificação:



  

         Essas são algumas das possibilidades onde a gamificação pode ser aplicada com criatividade. Existem outras maneiras de ser aplicada. Em sites, por exemplo, você pode recompensar os usuários oferecendo benefícios, vendendo descontos ou agregar valor oferecendo exclusividades. Ex: http://cardswap.ca, http://timeslimited.nytimes.com/new-york, http://www.gilt.com
       Para Marcel Cohn, especialista em Marketing e Comunicação Digital, é preciso conhecer a necessidade do cliente, definir objetivos, criar uma missão e desenvolver uma estratégia baseada no comportamento do público-alvo e o objetivo da campanha. Como disse Cayo Medeiros(@yogodoshi), gamificação não é simples e não faz milagre. 
           A gamificação tem o poder de mudar hábitos e comportamentos de uma sociedade. Você pode desenvolver uma ação para ajudar o planeta. Segundo Graça Tagutti, mestre em Comunicação (em Novas Tecnologias da Comunicação e Cultura) pela UERJ, a Sustentabilidade é a grande cartada... Vence a partida quem ajudar o planeta, precisamos deixar um mundo melhor e ajudar a humanidade, declara.



@MalluGarcez é Publicitária, especialista em marketing, blogueira, apaixonada por neuromarketing, marketing digital, criação e tudo que eleve o espírito.

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