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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

As marcas, o neuromarketing e o consumidor.



   As marcas têm o poder de persuadir graças às estratégias de marketing e publicidade. São os profissionais de comunicação os encarregados de darem vida, personalidade, hábitos, elaborarem embalagens e escolherem as cores dos produtos por estudos.

     Pode-se afirmar que a razão de fazer o consumidor comprar um produto ou serviço é a motivação e que segundo o autor José Martins (livro: A natureza emocional da marca): “A motivação de compra está relacionada às necessidades e aos desejos pessoais e a preferência da marca está ligada ao sentimento que está no imaginário coletivo”.  Já para Kotler e Keller o que influencia o comportamento de compra são quatro fatores: 
Culturais (cultura, subculturas e classes sociais), sociais (grupos de referência, família, papéis e status), pessoais (idade, estágio no ciclo de vida, ocupação, circunstâncias econômicas, estilo de vida, valores, personalidade e auto-estima) e psicológicos (motivação, percepção, aprendizagem, memória, crenças e atitudes). A pesquisa de todos esses fatores pode fornecer sugestões sobre como atingir e servir os clientes de maneira mais efetiva. (Kotler e Keller)
     Hoje, o neuromarketing é considerado um campo novo do marketing, já que estuda a essência do comportamento do consumidor e nada mais é que a união da ciência e do marketing, sendo considerado uma chave para o entendimento da lógica de consumo.

    A partir dos resultados obtidos nas pesquisas, fica muito mais fácil de se empregar técnicas do marketing sensorial, área do marketing explora os 5 sentidos do consumidor, onde pode alavancar as vendas e conquistar clientes. A cada dia o consumidor fica exigente e a liberdade de escolha faz com que o profissional de marketing busque através de pesquisas, com os consumidores, as suas necessidades; comportamentos e hábitos para lançar uma marca, produto ou serviço. 

    Os profissionais de neuromarketing buscam sempre os motivos pelos quais o consumidor compra determinado bem, rejeita outro, saber o que motivou a compra, além de obter resultados muito mais eficazes por exemplo: na elaboração de embalagens, na escolha das cores dos produtos e até lançamento de campanhas.

      Um bom profissional de neuromarketing, precisa ter noção do comportamento humano, para desvendar o que se passa na mente dos consumidores e aplicar no desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação. Estamos no marketing 3.0 e hoje, as redes sociais são usadas até para criarem novos produtos.
     O neuromarketing é a mais nova tendência mundial em pesquisa, uma "ferramenta"nova no Brasil e  que será muito importante principalmente aos profissionais que trabalham com branding. É um estudo que  vem complementar com outros tipos de pesquisas.



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