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terça-feira, 29 de novembro de 2011

O que a publicidade vende para a sociedade?


Mas o que a publicidade vende para a sociedade? 


http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=view&id=668285



A publicidade tem a capacidade de seduzir o consumidor, seja através de anúncio, comercial de televisão ou pela internet. Seduz porque o indivíduo no momento em que vê o produto anunciado, pode necessitar de alguma função; serviço ou desejar o produto. Mas, o que a publicidade vende e anuncia na realidade são produtos com marcas mitológicas. Sem elas os produtos não teriam uma identidade, nem teriam referência.

As marcas têm o poder de persuadir graças às estratégias de publicidade, porque são os profissionais de marketing e publicidade os encarregados de darem vida, personalidade, criar embalagens e dar sensibilidade ao que anunciam. No desenvolvimento das campanhas publicitárias, o publicitário define o público-alvo para o uso do produto. E de acordo com o tipo de público (feminino e masculino) há uma linguagem específica. 


As pessoas têm necessidade de beber água, tomar banho, comer etc. Essas são necessidades básicas do ser humano para sobreviver. Mas, se o indivíduo estiver com sede e resolver comprar Coca-Cola, ao invés de água, ele está suprindo seu desejo. Essa necessidade de realizar o desejo, é chamado de necessidade secundária. A autora Christiane Gade (Psicologia e Comportamento do Consumidor) define que, as necessidades secundárias são: “... necessidades de fundo social ou psicológico...”


 http://www.sxc.hu/photo/906057/?forcedownload=1



Ao comprar um carro popular, o consumidor é motivado pela necessidade de locomoção, mas se a pessoa procura um carro com um designer arrojado, com ar-condicionado, quatro-portas e conforto, ele está em busca da realização de seu desejo, de uma realização pessoal. A escolha de um bem ou serviço pode ter, vários motivos dentro das necessidades secundárias. Elas podem ser vistas, na teoria de Maslow, que mostra cinco necessidades humanas, onde são organizados os desejos e necessidades, em hierarquias e prioridades. 

Conforme a teoria de Maslow na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas, que são as necessidades básicas de sobrevivência. Em seguida, estão as necessidades de segurança, as necessidades de afeto, a necessidade de status e estima e a de realização (eu). A teoria de Maslow acredita que, a cada necessidade satisfeita, a pessoa procuraria satisfazer as outras necessidades, até chegar no topo da pirâmide. 

“... existem motivos que nunca estarão sempre satisfeitos. O homem poderá saciar sua fome, mas logo estará faminto de novo, e em níveis mais altos existem necessidades, como a de afeto e o desejo de status, praticamente insaciáveis”. (Christiane Gade)
Autora: Mª de Lourdes Garcez Oliveira - Texto extraído do meu TCC UNESA - Comunicação Social - Todos os direitos reservados.

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