Quando estamos na faculdade aprendemos a fazer o famoso planejamento de comunicação, de marketing e de mídia. Levantamos muitas informações e transformamos em estratégias. E a famosa pergunta de todos os planejamentos é: Qual é o público-alvo?
O consumidor possui hábitos, comportamentos, pertencem a determinados grupos, possuem hobbys e assim por diante. As agências, na maioria das vezes, faz com que uma campanha acabe não atingindo como o planejado ou por não imapactar o público-alvo e aí gera o famoso "Onde nós erramos?"
O consumidor possui hábitos, comportamentos, pertencem a determinados grupos, possuem hobbys e assim por diante. As agências, na maioria das vezes, faz com que uma campanha acabe não atingindo como o planejado ou por não imapactar o público-alvo e aí gera o famoso "Onde nós erramos?"
Quando o target é analisado, estudado, pesquisado fica muito mais fácil de impactar e desenvolver ações e campanhas que alcance esse público com criatividade. Separei alguns exemplos de marcas que estudaram o comportamento dos seus consumidores e conseguiram atingir seus alvos.
Alguns exemplos:
Uma casa noturna em Beirute, chamada Riviera Privé é super badalada e queria abordar a comunidade de formadores de opinião da cidade e emergir em um mercado altamente competitivo. Sua agência, a Republique Beirut, teve um idéia baseada no comportamento típico dos jovens libaneses. Quando os jovens saem, têm o desejo de serem vistos, notados. Então foram instalados nos banheiros da capital, em pontos estratégicos, adesivos em forma de óculos espelhados. A mensagem era para associar ao "ser visto".
No lançamento de sua nova máquina de lavar de alta capacidade em Dubai, a LG Electronics definiu como os principais consumidores da máquina homens que muitas vezes, são expatriados, trabalham excessivamente, e têm muito pouco tempo para se dedicar à limpeza de suas roupas. Portanto, uma máquina de grande capacidade parece ser a solução perfeita para os consumidores.
Para chamar a atenção e curiosidade a agência criou uma máquina de lavar nada conversional, uma estação de lavagem automóvel. A campanha: Uma máquina tão grande que você pode lavar o seu carro.
O lançamento do novo Peugeot 207 Quicksilver no Brasil, em 2010, a agência Loducca.mpm criou uma campanha inédito. Muito criativa a idéia para abordar o público segmentado: Surfista. O meio de comunicação selecionado foi a revista especializada em surf, Fluir. Para lançar a mensagem de forma relevante, a marca teve que pensar como consumidor-alvo. O que a marca fez? Produziu uma impressão inteiramente feita de cera. A Peugeot, provou para os leitores que entende suas necessidades e "fala a mesma língua". Assista ao vídeo:
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